A colonoscopia é um exame que possibilita visualizar o cólon e íleo terminal, para diagnosticar ou prevenir determinadas doenças, como o câncer de intestino.
Como explica a Dra. Ana Zuccaro, gastroenterologista e endoscopista, o preparo para a colonoscopia, o qual inclui uma dieta específica, é fundamental para que as estruturas possam ser nitidamente visualizadas durante o exame, sendo um critério de qualidade do procedimento endoscópico. Quando não realizada como prescrito pelo médico endoscopista poderá reduzir a detecção de lesões menores ou mesmo, interromper o procedimento, sendo necessário repetir o preparo e fazer uma outra colonoscopia.
O preparo para a colonoscopia inicia com a suspensão de determinados medicamentos, como os anticoagulantes, drogas constipantes ou que retardam o esvaziamento gástrico. Cada medicamento tem um prazo a ser respeitado, o que deve ser discutido previamente na consulta com a médica endoscopista
Nos 2 dias que antecedem ao exame, o/a paciente deverá evitar o consumo de folhas, cruas e grãos endurecidos Também deve ser interrompido o consumo de laticínios, além de alimentos e bebidas de coloração avermelhada. Devemos destacar que o preparo dos cólons deve ser individualizado de acordo com idade do paciente, a presença de comorbidades e outras condições clínicas de cada paciente
No dia do exame, é necessário que a dieta seja totalmente líquida e, então, inicia-se a ingestão de medicamentos laxativos, que promoverão a limpeza completa do intestino. Nas duas horas que antecedem o exame, é preciso fazer jejum absoluto, incluindo a interrupção da ingestão de água.